Tenho que confessar a minha ignorância: Chad.
Quando vi este nome não podia acreditar que era o nome de um país e que esse país existia mesma. quando era pequena achava que as pessoas não tinham vida nem essência própria. Acreditava que quando eu deixava de olhar as pessoas, elas simplesmente se imbilizavam. Como fantoches. Quase que pensava o mesmo em relação a um país chamado Chad. Aliás, Chad era o nome de um personagem de uma série cómica, da qual agora nem me recordo o nome.
É claro que segui as palavras do meu avô: "O saber não ocupa lugar". Decidi pesquisar. Espanto: a primeira página que me apareceu com informações deste desconhecido foi a da CIA.
Anseio por saber informações. Como ansiamos a chegada do nosso amante que ainda não conhecemos mas não conseguimos parar de desejar.
Surpreendentemente, um país com este nome fica na África Central. Tem petróleo e muitas outras coisas. Que não interessam. Ou interessam... Não importa, eu não quero saber.
Deve ser um sítio agradável para viver. A taxa de migração é de 0,11. É claro que pode ser porque a não passam lá muito tempo: a esperança média de vida é de 48 anos.
Co-existem, no desconhecido quase conhecido, 200 etnias diferentes que comunicam com 120 línguas diferentes e outros tantos dialectos.
É uma república, cuja capital tem o sonante nome de N'Djamena - não é que eu esteja certa de a pronunciar correctamente.
O tamanho não é tão pequeno como o nome, tem 1.284 million sq km. Ou se calhar sou eu que sou muito pequena...
Infelizmente não tem praia... Espero que não seja esta a única coisa que possamos dizer do Chad (até o nome arrastado soa bem).
Talvez se não tivesse uma vida intelectual tão ociosa não quisesse saber algo acerca do Chad. Será possível que a clausura interior tenha resultados? Será...